Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
Busca avançada
Ano de início
Entree
X

Criar um alerta por e-mail


Novos resultados para a sua pesquisa em seu e-mail, semanalmente.

Seu e-mail:

Tamanho do e-mail:



Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Refine sua pesquisa
Pesquisa
  • Uma ou mais palavras adicionais
  • Situação
  • Colaboração - cidade de origem
  • Publicações científicas
  • Instituição Sede
  • Área do conhecimento
  • Ano de início
  • Ano de término
  • Projetos de Pesquisa
  • Ano de vigência
Excel (CSV)  
|
10 resultado(s)
1
Resumo

Esta pesquisa descritiva de caráter exploratório, realizada em quatro etapas, tem como objetivo descrever e analisar os limites e possibilidades para o bem viver de estudantes negros em instituições de ensino superior, investigando, dentre outros aspectos, o bem estar subjetivo, os episódios de preconceito e discriminação no ambiente acadêmico, as formas de organização dos estudantes dentro da universidade, o suporte da família. A primeira etapa consistirá no levantamento bibliográfico de artigos, livros, dissertações e teses do campo psi (Psicologia, Psicanálise, Psicologia Social) sobre relações étnico-raciais, programas de ação afirmativa, políticas de permanência estudantil, bem viver e bem-estar subjetivo. A segunda etapa envolve realização de estudo transversal interrompido com aplicação de escala de Bem-Estar Subjetivo junto a estudantes, em três momentos distintos: no início, no meio e ao final do curso de graduação ou pós-graduação, visando identificar tendências nos índices de bem-estar subjetivo ao longo do período de convivência na universidade. Na terceira etapa serão realizadas entrevistas individuais com estudantes negros identificados na segunda etapa. A intenção é apreender aspectos da vivência dos negros no ambiente acadêmico e os elementos que podem contribuir para o bem viver desta população neste ambiente. A quarta etapa envolve a realização de entrevistas em grupo, denominadas de grupos focais, com estudantes negros identificados na segunda e terceira etapas. A intenção é apreender as concepções de bem viver no ambiente acadêmico, como lidam com as situações de preconceito e discriminação vividas neste ambiente e o suporte oferecido por suas famílias para garantia de bem estar e em relação à continuidade dos estudos. A conclusão da pesquisa, por sua vez, envolve a difusão dos resultados produzidos pelo estudo através da realização de seminários na USP, apresentação de trabalhos em eventos científicos e publicação de manuscritos na forma de artigos e capítulos de livro. O projeto será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Instituto de Psicologia da USP e tem como meta contribuir para a formação de pesquisadores e psicólogos que nas suas várias frentes de trabalho têm sido interpelados pela construção sociocultural das diferenças e desigualdades. (AU)

Resumo

A infecção natural pelo protozoário intracelular Trypanosoma cruzi, agente causador da doença de Chagas, induz no hospedeiro mamífero uma resposta imune que conta com a participação da imunidade inata e adaptativa. Nosso grupo demonstrou que a imunização genética heteróloga com a ASP-2 e/ou trans-sialidase de T. cruzi gera uma resposta protetora contra diferentes modelos de infecção experimental. Esse protocolo induz uma forte imunidade mediada por células (CMI) em que as células T CD4+ e CD8+ específicas têm participação fundamental. Além disso, mostramos que as células T CD8+ têm características fenotípicas e funcionais de células T de memória efetora (TEM) e que precisam recircular para executar resposta imune protetora nos tecidos periféricos não linfóides. Resultados obtidos durante o projeto Jovem Pesquisador fase 1, mostraram que a molécula LFA-1 tem papel crítico na migração de células T CD8+ geradas pela vacinação genética heteróloga (Ferreira et al. 2017) assim como a molécula CXCR3. Além disso, células T CD8+ específicas de camundongos infectados apresentaram alta expressão do receptor de quimiocina CX3CR1. Recentemente foi descrito que essa molécula define três subpopulações de células T CD8+ durante infecções virais e que está relacionada com a diferenciação das células T CD8+ efetoras. Apesar das células T CD4+ exercerem papel fundamental na imunidade protetora, poucos trabalhos mostram estudo detalhado do papel das células T CD4+ específicas geradas pela imunização ou infecção. Em vista disso, o objetivo geral deste projeto será o de estudar o fenótipo e função citotóxica das células T CD4+ (CD4CTLs) epítopo específicas utilizando fagos filamentosos fd recombinantes (rfd) como vetores vacinais, e o papel dos receptores de quimiocinas CXCR3 e CX3CR1 na ativação e diferenciação das células T CD8+ específicas frente a imunização genética heteróloga com a ASP-2 e/ou trans-sialidase de T. cruzi. (AU)

Resumo

Esse projeto investigará o espalhamento de luz em duas e três dimensões, com um foco na transição para o regime de localização de Anderson. Durante os últimos anos, a própria existência de tal fenômeno de localização foi debatida intensamente, com resultados experimentais sendo reinterpretados e conclusões anteriores retratadas, enquanto resultados teóricos sugeriram que a natureza vetorial da luz poderia impedir a localização. Esse projeto é dedicado a estudos teóricos e numéricos dos casos 2D e 3D, onde a natureza escalar/vetorial das ondas de luz pode ser comparada em detalhes, a fim de identificar assinaturas claras de uma possível transição de localização. Há também no projeto uma componente experimental, na qual propõe-se o planejamento de um guia de onda 2D (camada fina) com desordem, o que permitiria testar, pela primeira vez, o papel da polarização na transição de localização da luz. (AU)

Resumo

Na paracoccidioidomicose (PCM), a micose sistêmica mais prevalente na América Latina, estudo prévios revelaram que a imunidade dos hospedeiros é fortemente regulada por diversos mecanismos supressores mediados por células dendríticas plasmocitoides tolerogênicas, pela enzima 2,3 indoleamina dioxigenase (IDO1) e células T reguladoras (Treg). A atividade da IDO1 também foi demonstrada ao orquestrar efeitos imunossupressores locais e sistêmicos através do recrutamento e ativação de células supressoras derivadas da linhagem mieloide (MDSCs), uma população heterogênea de células mieloides com uma forte capacidade de suprimir respostas de células T. Essas células regulam as respostas imunes e o reparo tecidual em indivíduos saudáveis e se expandem rapidamente durante uma infecção microbiana. O envolvimento das MDSC na PCM nunca foi investigado, o que nos levou a propor este estudo que visa caracterizar a participação das MDSCs na imunidade contra a infecção pelo fungo Paracoccidiodies brasileinsis. A presença, o fenótipo e a atividade das MDSCs serão avaliadas em vários períodos pós-infecção. Além disso, a gravidade da doença e diversas características da resposta imune serão avaliadas em camundongos C57BL/6 depletados ou não das MDSCs usando um anticorpo monoclonal específico. Com base em estudos anteriores que estabeleceram uma correlação positiva entre a atividade de IDO1 e a infiltração de MDSCs, também pretendemos fazer um estudo comparativo sobre a função destas células na PCM pulmonar usando camundongos normais e deficientes para IDO1. Esses estudos serão complementados com a caracterização das respostas transcricionais e proteômicas das lesões granulomatosas, assim como das leveduras do P. brasiliensis obtidas dessas lesões em três períodos pós-infecção. Estes dados serão comparados com aqueles obtidos a partir do inóculo original e do tecido pulmonar não infectado. Essa abordagem, nunca utilizada em PCM crônica, possivelmente revelará as principais alterações na expressão gênica do fungo e do hospedeiro, assim como possíveis alterações na produção de proteínas pelas leveduras do P. brasiliensis sob as condições de estresse determinadas pelo sistema imune do hospedeiro. Uma melhor compreensão da imunorregulação na PCM pulmonar, mediada por MDSCs e o comportamento adaptativo das células de leveduras em granulomas pulmonares, possivelmente, irá contribuir para o avanço do conhecimento atual sobre a interação patógeno-hospedeiro que controlam a gravidade da PCM e abrirá novas perspectivas para terapias mais eficazes. (AU)

Resumo

Gramíneas desempenham importante papel na alimentação humana e animal e, recentemente, tem recebido considerável atenção para a produção de biocombustíveis. Neste último, dois aspectos despontam como lacunas a serem preenchidas como uma forma de mitigação das ações antrópicas concomitante com o incremento da demanda energética: i) acúmulo de biomassa em gramíneas baseado em estratégias de engenharia genética; ii) as mudanças climáticas e seus impactos na produção vegetal como resultado da emissão dos gases de efeito estufa. O uso de espécies modelo para o estudo de gramíneas de metabolismo fotossintético C4 tem sido o foco recente de nosso grupo de pesquisa. Alterações na expressão de enzimas envolvidas no metabolismo respiratório têm implicado em mudanças nas taxas de crescimento de espécies de Setaria, porém, os motivos permanecem ainda desconhecidos. Assim, com o intuito de investigar o papel do metabolismo respiratório em plantas C4, uma primeira estratégia versará sobre a avaliação detalhada de eventos transgênicos de Setaria italica e S. viridis, já obtidos em geração T1 em nosso laboratório, como uma continuação do projeto Jovem Pesquisador 1. Uma segunda estratégia abordará a tentativa de diminuição do crescimento de Setaria por meio do uso do mesmo gene através da aplicação de precursores de RNAi exógeno, em uma abordagem de estudo para potencial uso de bio-herbicidas. A terceira abordagem foca na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, como o déficit hídrico sazonal, por meio da síntese de moléculas protetoras para aumento de tolerância à seca, buscado pela expressão de genes envolvidos na síntese de moléculas protetoras, tais como poliois. Com essas três estratégias espera-se um avanço no sentido da otimização do crescimento e acúmulo de carbono em plantas de interesse agronômico. (AU)

Resumo

O último relatório do IPCC prevê um drástico aumento na concentração de CO2. Este cenário pode ser benéfico para a maioria das plantas, principalmente para aquelas que dependem de uma elevada razão de CO2:O2 para equilibrar as perdas energéticas oriundas da fotorrespiração. Um entendimento profundo sobre como as enzimas envolvidas na assimilação e particionamento de carbono respondem a um aumento na concentração de CO2 pode auxiliar em estratégias de engenharia genética no qual o principal objetivo seja o ganho de biomassa. O objetivo da presente proposta é investigar as relações fonte-dreno em plantas jovens de eucalipto desafiadas por CO2. Para isso, as plantas serão inicialmente avaliadas quanto ao crescimento, conteúdo de fotoassimilados e acúmulo de biomassa. Posteriormente, as variações na abundância das enzimas e proteoformas envolvidas na assimilação de carbono e biossíntese de lignina serão monitoradas por proteômica dirigida. Ao final do projeto espera-se: (1) detectar diferenças na assimilação e particionamento de carbono em plantas cultivadas em concentrações crescentes de CO2, (2) determinar a concentração limite de CO2 em que o gás se torna um inibidor do crescimento vegetal, (3) identificar os gargalos metabólicos na assimilação de carbono e biossíntese de lignina que poderia ser utilizados em programas de engenharia genética, (4) melhorar o conhecimento sobre o particionamento de carbono em espécies de eucalipto, (5) estabelecer metodologias de proteômica dirigida. (AU)

Nutrição de precisão para suínos em desafio sanitário em regiões de clima quente

Processo:18/15559-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Jovens Pesquisadores - Fase 2
Vigência: 01 de maio de 2019 - 30 de abril de 2024
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Luciano Hauschild
Beneficiário:
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Pesq. associados:

Aline Remus ; Anders Ringgaard Kristensen ; Andrew Kent Benson ; Candido Pomar ; Daniel Columbus ; Danilo Alves Marçal ; Ines Andretta ; João Carlos Gomes Neto ; Luan Sousa dos Santos ; Natasha Pavlovikj ; Nathalie Le Floch ; PASTORELLI HELENE ; Paulo Henrique Reis Furtado Campos ; Renata Spuri Gomes

Vinculado ao auxílio:12/03781-0 - Sistemas integrados de nutrição de precisão (SINP) para suínos e aves em crescimento: estimando exigências nutricionais individuais em tempo real (suínos) e avaliação do SINP (suínos e aves), AP.JP
Assunto(s):Resposta imuneNecessidades nutricionaisSuínos
Resumo

Este projeto tem como objetivo prosseguir no estudo (JP1) dos fatores responsáveis pela variabilidade no desempenho de suínos e assim estabelecer programas nutricionais com base no conceito de nutrição de precisão. No atual contexto do aquecimento global e expansão dos sistemas de produção em países de clima quente, os animais de produção estarão cada vez mais expostos a condições de estresse por calor. Além disso, o aumento da temperatura ambiental, a alta densidade e fluxo de animais nas granjas e as diferentes práticas de manejo nas granjas (higiene no alojamento) favorecem a proliferação e disseminação de agentes patogênicos em todo o sistema de produção o que resulta em uma maior pressão de contaminação. Neste contexto, os desafios da produção animal no século XXI incluem atender à crescente demanda global por alimentos em um cenário em que os animais serão cada vez mais expostos a condições de estresse por calor e desafios sanitários. Portanto, os objetivos do projeto são: a/ avaliar o efeito das condições sanitárias de alojamento na fisiologia, metabolismo, status sanitário e desempenho de leitões na fase de creche; b/ avaliar o efeito da interação entre as estratégias nutricionais, status sanitário (leitões oriundos da creche com diferentes status sanitários), condições sanitárias de alojamento e temperatura ambiente na fisiologia, metabolismo e desempenho de suínos na fase de crescimento e terminação; c/ desenvolver um método para monitorar o estado sanitário de suínos em tempo real. Para isso, o projeto será dividido em 4 fases. Na Fase 1, será realizado um levantamento das práticas de manejo adotadas nas fases creche e crescimento e terminação nas granjas de suínos. Na Fase 2, será realizado um estudo sistemático (meta-análise) para identificar e quantificar os níveis ideais de aminoácidos a serem utilizados nas dietas de acordo com as diferentes condições de desafios às quais os suínos são expostos na fase de crescimento e terminação (condição sanitária e temperatura). A Fase 3 compreenderá a condução de um experimento para avaliar o efeito de diferentes condições sanitárias de alojamento na fisiologia, metabolismo, status sanitário e desempenho de leitões na fase de creche. Nessa mesma fase outros cinco estudos serão conduzidos para avaliar o efeito de estratégias nutricionais (aminoácidos), status sanitário (leitões oriundos da creche com diferentes status sanitários), condições sanitárias de alojamento e temperatura ambiente na resposta de suínos na fase de crescimento e terminação. Na Fase 4, com base nos resultados da Fase 3, será modelado as respostas de comportamento alimentar de suínos em diferentes desafios. Por fim, será também validado um modelo linear dinâmico desenvolvido para identificar em tempo real desvios do padrão normal do consumo de suínos expostos a diferentes desafios. Os resultados desse projeto poderão ser empregados como estratégia tecnológica e nutricional para suínos expostos a condições de desafio sanitário em regiões de clima quente. Essa iniciativa contribuirá, portanto, para o desenvolvimento sustentável da suinocultura em regiões de clima tropical e subtropical e para a adaptação dos sistemas de produção aos desafios impostos pela intensificação da produção e o aquecimento global. (AU)

Resumo

Métodos de Aprendizado Não Supervisionado têm se estabelecido como uma solução para aumentar a eficácia de buscas baseadas em conteúdo sem requerer intervenção dos usuários. Tais métodos exploram relações contextuais entre as imagens, geralmente codificadas nas informações de distância e similaridade das coleções.Esse projeto de pesquisa pretende investigar a aplicação de tais métodos em novos e diversificados domínios. Os métodos de aprendizado não supervisionado reavaliam a similaridade entre os elementos da coleção e podem ser tomados como etapa de pré-processamento em tarefas de classificação. Além disso, resultados iniciais indicam que os métodos podem ser aplicados em outros cenário de recuperação multimídia, considerando áudio e vídeo.Dessa forma, o objetivo central do projeto proposto consiste em aprofundar tal investigação, ampliando os domínios de aplicação dos métodos de aprendizado não supervisionado. (AU)

Resumo

A interação de partículas ionizantes com o DNA produz dano nessa molécula. Esse dano está intimamente relacionado tanto com a origem quanto com o tratamento do câncer. Em anos recentes, o uso de feixes de partículas carregadas pesadas, como protons, tem se incrementado significativamente. Diferentemente do fotons e eletrons, que vem sendo usados na radioterapia do câncer há mais de um século, a radiobiologia associada a partículas pesadas ainda não é bem conhecida. Estamos propondo este projeto para estudar o dano inicial induzido por essas partículas no DNA, usando simulações Monte Carlo e dinâmica molecular quântica e clássica. Assim, esperamos compreender melhor o estagio físico-químico do dano ao DNA induzido por protons e partículas ±. Este estudo devera fornecer também informação quantitativa e qualitativa para melhorarmos os modelos biofísicos que temos desenvolvido nos últimos 15 anos, baseados na simulação Monte Carlo da interação radiação-DNA. Esses modelos permitem estimar a efetividade biológica de diferentes qualidades de radiação, desde fotons até partículas carregadas pesadas. Nossos modelos podem ser aplicados na radioterapia do câncer baseada em fotons e ions, na proteção radiológica e na terapia com compostos marcados. (AU)

Resumo

O estudo de meta-heurísticas eficientes para resolver problemas de otimização tem sido alvo de muitas pesquisas por parte da comunidade científica. Para obter bons resultados em termos de qualidade de soluções e tempo computacional é importante haver uma boa configuração da meta-heurística. Este processo de especificação do fluxo de controle e dos valores dos parâmetros de um método é uma tarefa árdua. Desta forma, este projeto tem como ideia central o desenvolvimento e aperfeiçoamento do método adaptativo Biased Random-key Genetic Algorithm (A-BRKGA) para escolher quais componentes serão utilizados e em qual sequência (fluxo do A-BRKGA) e quais parâmetros utilizar enquanto uma instância de um problema esteja sendo resolvida. Para tal, serão estudadas técnicas de aprendizagem de máquinas e mecanismos adaptativos e reativos para construir um A-BRKGA com configuração on-line de parâmetros e fluxo de controle. O principal objetivo é gerar um algoritmo eficiente para resolver problemas de otimização combinatória e que o código seja fácil de ser reutilizado. Para avaliar o método proposto serão estudados quatro problemas de otimização com aplicações industriais e logísticas: problema de escalonamento de técnicos em campo, problema do caixeiro viajante multiproduto com prioridades, problema de localização de facilidades capacitadas em dois níveis, problema de localização de facilidades com sobreposição de cobertura. Os testes computacionais utilizarão problemas testes disponíveis na literatura e estudos de casos reais. O método será comparado com algoritmos estado-da-arte por meio de análises estatísticas. (AU)

|
10 resultado(s)
1
Exportar 0 registro(s) selecionado(s)
Marcar todos desta página | Limpar seleção